UM RELATO HISTÓRICO DO VOLEIBOL PORTO-ALEGRENSE: 1945 À 1970

Autores

  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo

O voleibol foi apresentado aos porto-alegrenses nas primeiras décadas do século XX, pela Associação Cristã de Moços. O desenvolvimento desse esporte ocorreu em clubes esportivos e as competições eram escassas. O objetivo do estudo é descrever como se sucedeu a prática competitiva do voleibol masculino e feminino pelos clubes da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul - Brasil, desde o ano 1945, quando se realizou a primeira competição estadual até o princípio dos anos 1970, quando uma forte crise abalou o voleibol no estado. Evidenciou-se, por meio dos jornais analisados e da revisão bibliográfica sobre o assunto, que desde a introdução do voleibol em Porto Alegre até o final dos anos 30, as competições oficiais eram limitadas ao âmbito local. Na década de 40 ocorreu o intercâmbio entre clubes porto-alegrenses com clubes de países vizinhos, bem como a realização, em 1945, do primeiro Campeonato Estadual de Voleibol. Nas décadas seguintes houve mais incidências de competições masculinas e femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (ESEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Licenciada em Educação Física (ESEF/UFRGS). Acadêmica do curso de Bacharelado em Educação Física (ESEF/UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS).

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Bacharel em Educação Física (ESEF/UFRGS). Licenciado em Educação Física (ESEF/UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS).

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física, da Escola de Educação Física (ESEF), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH/ESEF/UFRGS).

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa