O JOGO E SUA DINÂMICA LÚDICA: AS RELAÇÕES DE ENSINAR E APRENDER NAS CONCEPÇÕES DE PROFESSORAS ATUANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • João Carlos Martins Bressan UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso http://orcid.org/0000-0002-6975-1174
  • kleber Tuxen Carneiro UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Viviane Teixeira Silveira UNEMAT (Universidade do estado de Mato Grosso)

Resumo

O presente texto é fruto de uma investigação, cujo o objetivo fora observar a possível existência/ausência do lúdico nas práticas pedagógicas, de três professoras, atuantes nos primeiros anos da educação básica. Assim sendo, realizou-se uma investigação qualitativa, procurando correlacionar às ações pedagógicas e as narrativas docentes (contidas no caderno de campo) que apresentam de forma ampla, as concepções das professoras a respeito da importância de uma prática educativa diferenciada, em que o lúdico subsidie as relações de ensino-aprendizagem. Como ponto proeminente da pesquisa, destaca-se o fato das mesmas apresentarem "fragilidades" na compreensão teórica sobre o lúdico, que acabam repercutindo em suas ações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Martins Bressan, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Mestre em educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Especialista em tecnologias da educação pela Pontifícia Universidade Católica /RJ (2010) e graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí/PR (2006). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso e coordenador de área do (PIBID) do curso de Educação Física. Participa como professor pesquisador em dois grupos de pesquisa, quais sejam: Grupo de pesquisa em educação matemática (UFMT) e Laboratório de estudos aplicados em pedagogia do esporte (LEAPE/UNEMAT). Tem experiência na área de Educação; Formação de Professores, com ênfase em Educação Física

kleber Tuxen Carneiro, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso

Doutor em Educação Escolar - UNESP; Professor no curso de Educação Física da UNEMAT; Cáceres/Mato Grosso/Brasil;

Viviane Teixeira Silveira, UNEMAT (Universidade do estado de Mato Grosso)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2004) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas concluído em 2013, na Universidade Federal de Santa Catarina/Bolsista CNPq. Doutorado sanduíche na Université de Strasbourg, sob supervisão do prof. David Le Breton. Atualmente é professora do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso.Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física escolar, formação de professores, sociologia e antropologia do corpo, gênero e sexualidade, teorias feministas, memória, corpo, mulher e esporte.

Downloads

Publicado

2016-12-24

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa