A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM MIDIÁTICA DE ANDERSON SILVA: UMA ANÁLISE DO SÍTIO GLOBO ESPORTE

Guenther Carlos Feitosa de Almeida, Rebeca Dornelas Souza, Namie Martins Yoshioka

Resumo


Esta investigação se situa na construção da imagem de Anderson Silva como herói nacional e para tanto sintetizamos a seguinte questão problema para a pesquisa: como se dá a construção da imagem do atleta de MMA Anderson Silva pelo sítio “globo esporte” nas matérias a ele relacionadas no ano de 2013? Elegemos como objetivo geral, compreender como as matérias jornalísticas, do ano de 2013, presentes no sítio “globo esporte” constroem a imagem do atleta Anderson Silva. Realizamos uma pesquisa de cunho qualitativa que se ancorou na análise de conteúdo e valeu-se da classificação de matérias jornalística proposta por Betti (1998) para analisar a construção midiática da imagem do atleta em questão. A coleta de informações foi feita pela busca do descritor “Anderson Silva” nas matérias jornalísticas vinculadas no sítio “globoesporte.com” no período de tempo delimitado. A análise de conteúdo seguiu as orientações postas por Bardin (2011) seguindo as fases de pré-análise, a exploração do material, e por fim, o tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Notamos que há um duplo esforço de promover a construção tanto do herói, quanto do garoto propaganda, acirrando os processos de mercantilização do esporte.

Palavras-chave


Midia; MMA; Anderson Silva; Esporte; Mercantilização

Texto completo:

PDF