PROCESSOS DE ENSINO DA TÉCNICA NA INICIAÇÃO DOS ESPORTES COLETIVOS: UMA REVISÃO DA LITERATURA

George Saliba Manske, Vinícius Campos, Jorge Eduardo Sais

Resumo


Existem vários aspectos a serem trabalhadas no ensino de uma modalidade esportiva, como as regras, os objetivos do jogo, a tática e a técnica, esta última, tendo o enfoque maior deste estudo. Sendo a técnica um fator primordial para a realização da prática esportiva, o aluno deve desenvolvê-la dentro de um método que lhe dê subsídios necessários para seu aprendizado de maneira gradativa e coerente, além de respeitar as faixas etárias inerentes ao treinamento técnico, de maneira alguma mecanizando os gestos motores do aluno precocemente. Entendendo a técnica como um fator primordial para a realização da prática esportiva o objetivo deste estudo foi compreender o processo de ensino da técnica na iniciação dos esportes coletivos. Trata-se de uma revisão da literatura em que procuramos analisar questões referentes às metodologias de ensino, e identificar o processo de ensino da técnica inerente às faixas etárias dos alunos. Foi constatado que o método situacional é apresentado como o mais indicado no período de aprendizagem do esporte, assim como, foi consenso na literatura que o treinamento da técnica deve ocorrer a partir dos 14 anos de idade do aluno.

Palavras-chave


Técnica; Iniciação Esportiva; Esportes Coletivos; Pedagogia do Esporte; Educação Física.

Texto completo:

PDF