PROPÓSITOS PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA É RECREAÇÃO, MAS NÃO SÓ

Autores

Resumo

Este estudo é um relato de experiência sistematizado construído a partir trabalho com o conteúdo de jogos e brincadeiras na disciplina de Educação Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Embora o conteúdo apresente propriedades recreativas, a ação do profissional de Educação Física neste âmbito não se resume em um promotor de atividades recreativas, o que nos leva a pensar sobre os propósitos docentes com estas atividades. O objetivo do estudo foi discutir os diferenciais entre aula de Educação Física e vivências recreativas, fundamentando-se nos propósitos pedagógicos das atividades desenvolvidas pelo profissional de Educação Física nos anos iniciais da educação básica. Para tanto, utilizou-se de um recorte da intervenção pedagógica realizada no estágio supervisionado do curso de Licenciatura em Educação Física. Revelou-se a ampliação global no desenvolvimento dos alunos, da qual destacou-se o sazonamento de propriedades da psicomotricidade. Concluiu-se que está no propósito pedagógico das atividades à base de jogos e brincadeiras um dos diferenciais entre aula de Educação Física e vivência de atividades recreativas neste âmbito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Smouter, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Graduado em Licenciatura em Educação Física. Mestrando em Desenvolvimento Comunitário pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Alderenik Antonio de Oliveira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor Assistente do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Downloads

Publicado

2017-10-06

Edição

Seção

Aspectos Sócio-Culturais e Pedagógicos da Educação Física