Pedagogia do Esporte e Iniciação Esportiva: o jogo no processo de ensino, vivência e aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos .

Larissa Rafaela Galatti, Roberto Rodrigues Paes

Resumo


Neste artigo abordaremos os Jogos Esportivos Coletivos (JECs) no momento da iniciação esportiva – tanto no cenário do ensino Formal como no não-Formal – no qual os personagens são crianças e pedagogos do esporte e o significado é, ou deveria ser, de descoberta do esporte para os alunos e educacional para os pedagogos, em um ambiente prazeroso de vivência do jogo e valorização das relações humanas. Assim, este estudo abordará a iniciação esportiva em JECs, tendo em vista a possibilidade de diversificação de vivências nos conteúdos relacionados aos aspectos técnicos e táticos, assim como de modalidades experimentadas em um processo de longo prazo, tendo o jogo como estratégia principal para o processo de ensino e aprendizagem tanto da técnica, quanto da tática, uma vez que estes elementos manifestam-se de forma complexa no esporte coletivo, não podendo ser diferente na iniciação.

Palavras-chave


Pedagogia do Esporte, Jogos Esportivos Coletivos, Iniciação Esportiva, Jogo.

Texto completo:

PDF PDF