Pedagogia do Esporte e Iniciação Esportiva: o jogo no processo de ensino, vivência e aprendizagem dos Jogos Esportivos Coletivos .

Autores

  • Larissa Rafaela Galatti Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Rodrigues Paes Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Resumo

Neste artigo abordaremos os Jogos Esportivos Coletivos (JECs) no momento da iniciação esportiva – tanto no cenário do ensino Formal como no não-Formal – no qual os personagens são crianças e pedagogos do esporte e o significado é, ou deveria ser, de descoberta do esporte para os alunos e educacional para os pedagogos, em um ambiente prazeroso de vivência do jogo e valorização das relações humanas. Assim, este estudo abordará a iniciação esportiva em JECs, tendo em vista a possibilidade de diversificação de vivências nos conteúdos relacionados aos aspectos técnicos e táticos, assim como de modalidades experimentadas em um processo de longo prazo, tendo o jogo como estratégia principal para o processo de ensino e aprendizagem tanto da técnica, quanto da tática, uma vez que estes elementos manifestam-se de forma complexa no esporte coletivo, não podendo ser diferente na iniciação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Rafaela Galatti, Faculdade de Educação Física - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Grupo de Estudos em Pedagogia de Esporte (GEPESP)- FEF/UNICAMP

Roberto Rodrigues Paes, Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Grupo de Estudos em Pedagogia de Esporte (GEPESP)- FEF/UNICAMP

Downloads

Publicado

2015-05-11

Edição

Seção

Educação Física Pesquisa