PARTICIPAÇÃO DE HOMOSSEXUAIS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A VISÃO DE ESTUDANTES DE UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO

Thais Norberta Bezerra de Moura, Wellington Araújo Alves

Resumo


O presente estudo busca investigar a participação de meninos e meninas homossexuais nas aulas de educação física, em seis escolas de ensino médio na rede estadual de ensino de Parnaíba-PI. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. Foram entrevistados 24 alunos, no qual a maioria são do sexo masculino, possui 18 anos e tem sua orientação sexual definida como gay. A maioria dos participantes assume sua orientação sexual e 62,5% mora com os pais/família. Observou-se a necessidade de mudanças na realidade apresentada, com isso a prática docente precisa estar comprometida com ações que visem transformações emergenciais no âmbito escolar que propiciem a solidificação do respeito à diversidade nas instituições de ensino.

Palavras-chave


Escola pública; Orientação sexual; Práxis docente; Homossexualidade; Educação física escolar.

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