A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Mariele Cancelier, Diego José Cifuentes

Resumo


O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) atinge crianças, adolescentes e adultos, tendo como principais características a desatenção, hiperatividade e impulsividade. O uso da medicação para tratamento tem efeito benéfico sobre o comportamento e o desempenho escolar da criança, possibilitando principalmente a melhora da atenção. O objetivo principal deste artigo foi apresentar as consequências motoras em escolares com o transtorno, a ação da medicação no controle dos comportamentos e relatar se o Professor de Educação Física possui conhecimento sobre o TDAH e preparo para lidar com essas crianças. Por se tratar de crianças em idade escolar, o Professor de Educação Física torna-se importante quando o assunto refere-se ao desenvolvimento motor das crianças. Utilizou-se as bases de dados Bireme, Scielo e Google Acadêmico para levantamento de artigos em língua portuguesa indexados entre os anos 2000 a 2016.

Palavras-chave


Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade. Educação Física. Consequências Motoras. Medicalização dos Desvios.

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