PEDAGOGIA DO ESPORTE: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Prof. Ms.Camila Corrêa Moura, Prof. Ms. Larissa Rafaela Galatti, Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino, Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes

Resumo


O presente artigo propõem-se, através de uma revisão bibliográfica, abordar as
Situações Problema no contexto dos Jogos Esportivos Coletivos (JECs). A abordagem
se inicia pelos Jogos Esportivos Coletivo, apresentando estudiosos da área, como
Teodorecu (1984), Bayer (1994), Garganta (1995), Bota e Colibaba-Evulet (2001) e
Galatti (2006). Na seqüência, passamos a caracterização de Situação Problema no
contexto do jogo e, por sua vez, dos JECs. Nesta linha de pensamento, abordaremos
as Situações Problemas como um pressuposto para a organização de procedimentos
pedagógicos em processos de ensino, vivência e aprendizagem dos JECs, elucidando
fatores que apontam a pedagogia pautada nas Situações Problema como significativa,
pois provoca não só o desejo de saber no aluno, mas também facilita que este se
aproprie e transforme o conhecimento. Para tal, apresentaremos e discutiremos os
trabalho de autores tais como: Macedo (2000), Moura (2004), Merieu (1998), Balbino
(2001), Freire (2001). Este é um campo ainda profícuo de estudos, sendo necessários
aprofundamentos na questão do feedback como um assunto de importância no
processo de ensino-vivência-aprendizagem dos JECs, bem como seu fator
complementar no ensino através das situações problema, permitindo a reflexão do “o
porque fazer” em detrimento das abordagens exclusivas analíticas que só satisfazem
as perguntas do “o que fazer” e “como fazer”.

Palavras-chave


Educação Física, Esportes,História; Educação; Sociologia; Psicologia

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