PEDAGOGIA DO ESPORTE: A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DA SITUAÇÃO PROBLEMA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS JOGOS ESPORTIVOS COLETIVOS

Autores

  • Prof. Ms.Camila Corrêa Moura GEPESP-FEF-UNICAMP
  • Prof. Ms. Larissa Rafaela Galatti GEPESP-FEF-UNICAMP
  • Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino GEPESP-FEF-UNICAMP
  • Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes GEPESP-FEF-UNICAMP

Resumo

O presente artigo propõem-se, através de uma revisão bibliográfica, abordar as Situações Problema no contexto dos Jogos Esportivos Coletivos (JECs). A abordagem se inicia pelos Jogos Esportivos Coletivo, apresentando estudiosos da área, como Teodorecu (1984), Bayer (1994), Garganta (1995), Bota e Colibaba-Evulet (2001) e Galatti (2006). Na seqüência, passamos a caracterização de Situação Problema no contexto do jogo e, por sua vez, dos JECs. Nesta linha de pensamento, abordaremos as Situações Problemas como um pressuposto para a organização de procedimentos pedagógicos em processos de ensino, vivência e aprendizagem dos JECs, elucidando fatores que apontam a pedagogia pautada nas Situações Problema como significativa, pois provoca não só o desejo de saber no aluno, mas também facilita que este se aproprie e transforme o conhecimento. Para tal, apresentaremos e discutiremos os trabalho de autores tais como: Macedo (2000), Moura (2004), Merieu (1998), Balbino (2001), Freire (2001). Este é um campo ainda profícuo de estudos, sendo necessários aprofundamentos na questão do feedback como um assunto de importância no processo de ensino-vivência-aprendizagem dos JECs, bem como seu fator complementar no ensino através das situações problema, permitindo a reflexão do “o porque fazer” em detrimento das abordagens exclusivas analíticas que só satisfazem as perguntas do “o que fazer” e “como fazer”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Ms.Camila Corrêa Moura, GEPESP-FEF-UNICAMP

Gornalista, webdesign

Prof. Ms. Larissa Rafaela Galatti, GEPESP-FEF-UNICAMP

Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte – Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Hermes Ferreira Balbino, GEPESP-FEF-UNICAMP

Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte – Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas

Prof. Dr. Roberto Rodrigues Paes, GEPESP-FEF-UNICAMP

Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte – Faculdade de Educação Física – Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2008-12-19

Edição

Seção

Interação