MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA E EXTRÍNSECA EM CRIANÇAS DE 7 A 14 ANOS NA INICIAÇÃO DO VOLEIBOL

Ana Luiza Correia de Souza, Ronaldo Pacheco de Oliveira Filho

Resumo


O presente artigo tem como objetivo verificar os níveis de motivação intrínseca e
extrínseca entre os alunos do Instituto Amigos do Vôlei (IAV) com idade entre 7 e 14
anos fazendo uma comparação entre os gêneros feminino e masculino. A amostra
constou de 200 alunos sendo 100 do sexo masculino e 100 do sexo feminino
pertencentes à faixa etária acima determinada. Concluiu-se que meninas e meninos
não apresentam grandes diferenças entre as faixas etárias pesquisadas no que diz
respeito às motivações. No entanto, ao comparar as faixas etárias nota-se que os
alunos de 11 a 14 anos importam-se mais com as questões de rendimento. Dentre os
fatores motivacionais intrínsecos destacam-se: “me divirto” (97,2%), “faço exercícios”
(96,3%), “me sinto saudável” (94,5 %). Já nos extrínsecos: “gosto do professor”
(94,5%), “conheço pessoas novas” (89,9%), “me sinto parte de uma equipe” (88,0%).
Os fatores que têm os scores mais baixos, ou seja, que não tem tanta importância na
motivação da prática do voleibol para os alunos, principalmente em crianças com 7 a
10 anos, foram os extrínsecos: “meu rendimento é melhor que o de meus colegas”
(12.84 %), “Esqueço de outras coisas não relacionadas ao voleibol” (34,86%), “minhas
opiniões são aceitas” (45,87 %). Os resultados desta pesquisa foram compatíveis com
as pesquisas feitas pelos autores estudados. Os fatores observados como os
principais responsáveis pelo início da prática esportiva foram: diversão; razões sociais
(amizade, companheirismo); aptidão física; pertencer a um grupo; aprender e
desenvolver habilidades motoras.

Palavras-chave


Educação Física, Esportes,História; Educação; Sociologia

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