A CAPOEIRA NO “JOGO” DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇAO DA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL

Jean Adriano Barros da Silva, Roberto Sanches Rabêllo

Resumo


Resumo


O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre práticas culturais e sociedade, focando em particular as possibilidades da capoeira na formação
de pessoas com deficiência visual

1. O nosso propósito é de analisar as perspectivas da
ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Especial

2. tomando como experiência empírica o trabalho de pesquisa desenvolvido, em nível de mestrado, no
Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Bahia, junto ao programa de pós-graduação em Educação da FACED/UFBA. Neste sentido, buscaremos dialogar com
alguns autores, apresentando alternativas a partir da prática da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento
das pessoas com deficiência visual e conseqüentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para este público.

Palavras-chave


Educação Física, Capoeira, Esportes,História;

Texto completo:

PDF