A CAPOEIRA NO “JOGO” DA APRENDIZAGEM: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇAO DA PESSOA COM DEFICIENCIA VISUAL

Autores

  • Jean Adriano Barros da Silva FACED/UFBA
  • Roberto Sanches Rabêllo FACED/UFBA

Resumo

Resumo O presente artigo se articula com a temática que envolve o dialogo sobre práticas culturais e sociedade, focando em particular as possibilidades da capoeira na formação de pessoas com deficiência visual 1. O nosso propósito é de analisar as perspectivas da ação pedagógica no campo da cultura corporal em Educação Especial 2. tomando como experiência empírica o trabalho de pesquisa desenvolvido, em nível de mestrado, no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual da Bahia, junto ao programa de pós-graduação em Educação da FACED/UFBA. Neste sentido, buscaremos dialogar com alguns autores, apresentando alternativas a partir da prática da capoeira, enfocando seus movimentos, sua musicalidade e o “ritual” da roda, como fontes para o desenvolvimento das pessoas com deficiência visual e conseqüentemente das estratégias e métodos que permeiam as instituições formais para este público.

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Biografia do Autor

Jean Adriano Barros da Silva, FACED/UFBA

Autor do trabalho.

Roberto Sanches Rabêllo, FACED/UFBA

Orientador do trabalho.

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