CONTEÚDOS DAS PROVAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM CERTAMES PÚBLICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Cibele Denise Kaizer, Cezar Barbosa Santolin

Resumo


O objetivo do estudo foi descrever o conteúdo das provas realizadas nos Institutos Federais para cargos na área de Educação Física, apresentando os principais temas abordados e outros dados. Para isso, foi realizada uma busca por provas dessas instituições no site PCI concursos. Encontrou-se 35 provas, aplicadas em vários estados brasileiros, entre 2002 e 2016. As provas foram analisadas em termos estruturais e de conteúdo, utilizando a metodologia de categorização após análise de conteúdo temático. Todas as questões receberam até três rótulos e, posteriormente, foram agrupadas por afinidade temática em categorias maiores. Foram contabilizados 1186 rótulos diferentes nas questões objetivas e 60 nas dissertativas. O rótulo que mais ocorreu nas questões objetivas foi “Parâmetros Curriculares Nacionais”, com 41 ocorrências, enquanto a categoria que obteve maior número foi a de assuntos relacionados à “Atividade Física - Saúde – Avaliação”, com 304 ocorrências. Nas questões dissertativas, o rótulo com maior ocorrência foi “Fundamentos esportivos” e a categoria mais numerosa foi a de “Pedagogia – Escola – Educação Física”, com 23 rótulos. Concluiu-se que os temas mais frequentes correspondem ao que se espera da formação profissional em Educação Física para atuar em tais instituições, focando em temas pedagógicos, esportivos e de prescrição do exercício físico.

Palavras-chave


Ocupações. Mercado de trabalho. Seleção de pessoal. Trabalho.

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