Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".

    The paper must be original and unpublished, and it is not being evaluated for publication by another journal; otherwise, it must be justified in "Comments to the Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)

    Files for submission must be in Microsoft Word, OpenOffice, or RTF format (as long as they do not exceed 2MB).

  • URLs para as referências foram informadas quando necessário.

    URLs in references should be provided where necessary.

  • O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.

    The text should be written in 1.5 spacing, and in 12-point font; italics instead of underlining (except for URL addresses); figures and tables are included in the text, and not at the end of the document as attachments.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.

    The text follows the style standards and bibliographic requirements described in Guidelines for Authors, in the About the Journal section.

  • A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    The identification of the authorship of the work was removed from the file and the Properties option in Word, thus guaranteeing the criterion of confidentiality of the journal, if submitted for peer review (e.g.: papers), according to the instructions available in ensuring the Blind Peer Review.
  • O identificador ORCID foi inserido no cadastro do(s) autor(es).

    The ORCID identifier was entered in the author(s) register.

Diretrizes para Autores

A revista ESFERAS aceita artigos inéditos na área Comunicação, em português, inglês, espanhol ou francês, de pesquisadores com título de doutor, considerando as diversas abordagens teórico-metodológicas da área. Estudantes de pós-graduação (mestrado ou doutorado) podem submeter artigos em coautoria com pesquisadores doutores.

Os autores devem indicar OBRIGATORIAMENTE, nos dados cadastrais, sua titulação, vínculo institucional e minibiografia acadêmica, assim como e-mail e número de ORCID.

Os textos não serão devolvidos aos autores e devem observar as seguintes recomendações para seu uso efetivo na publicação:

1. Os artigos devem ter uma extensão de 10 a 15 páginas, formatados em tamanho de papel A4, espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman 12 pt.

2. O título deve ser digitado em fonte Times New Roman 14 pt, em negrito, e não deve exceder 85 caracteres com espaços, no idioma original e, nas traduções, não deve exceder 95 caracteres com espaços.

3. Cada proposta de artigo deve incluir: um título em português, inglês e espanhol que expressa o conteúdo e a ideia geral do texto; resumos em português, inglês e espanhol de até 500 caracteres (com espaço); cinco (05) palavras-chave.

4. As notas numeradas devem constar ao pé da página e as referências bibliográficas no final do artigo.

5. As referências devem usar o estilo de referência APA para citação no texto e referências bibliográficas no final: http://www.apastyle.org.

6. As imagens utilizadas nos artigos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numerados (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato TIFF ou JPG. As legendas devem conter no máximo 150 caracteres com espaços.

7. As imagens utilizadas nos artigos do modelo Visualidades devem ser enviadas numeradas (Fig. 01; Fig. 02; etc.), em arquivos separados em formato TIFF ou JPEG. As legendas, se houver, devem conter máximo de 200 caracteres com espaços.

8. Os artigos devem ser inéditos. No entanto, no caso da apresentação anterior em eventos como congressos, seminários, simpósios, etc., a indicação em nota de rodapé é necessária.

9. No caso de ensaios visuais (Visualidades), as regras de título e autoria indicações são as mesmas indicadas nos itens 1 a 4. O texto conceitual que apresenta o ensaio deve conter, no idioma original, no máximo 500 caracteres com espaços.

10. Cada trabalho será avaliado cegamente por 02 (dois) revisores; em caso de empate, o material será submetido a um terceiro avaliador.

Visualidades

Serão aceitos para esta seção, ensaios visuais (grafismos, fotografias, desenhos, pinturas, design gráfico, etc.) acompanhados de um conceito expresso em poucas linhas introdutórias, conforme estabelecido nas normas de submissão.

Artigos livres

Nesta seção, serão aceitos artigos de temas livres, que serão avaliados por pares, através da avaliação cega, obedecendo aos critérios estabelecidos no formulário de avaliação.

Dossiê Comunicação e Interculturalidade

Os artigos submetidos a esta seção deverão corresponder à chamada Comunicação e Interculturalidade.

Dossiê Comunicação e Jogo

Dossiê Comunicação e Jogo.

Dossiê Comunicação e Metamídia

Dossiê Comunicação e Metamídia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.