Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Esferas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista ESFERAS aceita artigos inéditos sobre comunicação, em língua portuguesa, inglesa, espanhola ou francesa, de pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior com titulação de Doutor, considerando as diversas abordagens teórico-metodológicas ao campo. Autores titulares de Mestrado e que estejam cursando um doutorado podem enviar artigos em co-autoria com professores doutores.

Os textos não serão devolvidos aos autores e devem seguir as seguintes recomendações para seu efetivo aproveitamento na publicação:

1.       Os artigos deverão ter a extensão de 10 a 15 páginas, formatados em página A 4, espaçamento 1,5 e fonte Times New Roman, 12 pt.

2.       O título deve ser digitado em fonte Times New Roman, 14 pt, negrito e não deve ultrapassar 85 caracteres com espaço, na língua original e, nas traduções, não deve ultrapassar 95 caracteres com espaço.

3.       Cada proposta de artigo deve incluir impreterivelmente: título na língua original que expresse o conteúdo e a ideia geral do texto; resumos em português, inglês e espanhol de até 500 caracateres, com espaço; cinco (05) palavras-chave. 

4.       Notas numeradas devem aparecer em pé de página e referências bibliográficas ao final do artigo.

5.       As referências devem usar a norma APA para a citação em texto e referência bibliográfica final: http://www.apastyle.org

6.        As imagens utilizadas nos artigos, além de referenciadas no material, devem ser enviadas numeradas (Fig.01; Fig.02; etc.), em arquivos separados, em formato TIFF ou JPG, com 10 cm pelo lado maior, em formato CMYK e com resolução mínima de 300 DPI. As legendas devem conter, no máximo, 150 caracateres, com espaço.

7.       As imagens utilizadas nos ensaios (visualidades), devem ser enviadas numeradas (Fig. 01; Fig. 02; etc.), em arquivos separados, em formato TIFF, com 20 cm pelo maior lado, em formato CMYK e com resolução mínima de 300 DPI. As legendas, caso houver, devem conter, no máximo, 200 caracteres, com espaço.

8.    Os artigos devem ser inéditos. Porém, no caso de prévia apresentação em eventos como congressos, seminários, simpósios, etc, é pertinente a indicação em nota de rodapé.

9.   No caso de ensaio visual (visualidades), as normas de título e indicações de autoria são as mesmas indicadas nos itens 1 a 4. O conceito que introduz o ensaio deve conter, na língua original, no máximo 500 caracteres com espaço.

10.   Ao final do artigo, depois das referências, indicar ainda as referências das últimas cinco (05) publicações do(s) autor(es).

11.   Cada trabalho será avaliado às cegas sempre por dois (02) pareceristas; em caso de empate, o material será submetido a um terceiro avaliador.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  3. URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento, como anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos só serão submetidos à análise e possivelmente publicados se o autor subscrever à Declaração de Direitos Autorais.

O envio do material implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à Revista ESEFRAS que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão. O autor, porém, continuará a deter os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores.
 

Licença Creative Commons
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.