Dossiê: Acontecimentos que (nos) afetam: crises, conflitos e resistências
Editoras(es) convidadas(os):
Denise Prado (UFOP)
Dôuglas Ferreira (UFMG/UFMT)
Paula Simões (UFMG)
Terezinha Silva (UFSC)
Vera França (UFMG)
EMENTA:
Durante seu V Encontro realizado nos dias 25 e 26 de abril de 2024, a Rede Interinstitucional de Acontecimentos e Figuras Públicas, que reúne pesquisadoras e pesquisadores de várias instituições de ensino superior do Brasil, propôs o debate sobre os conflitos e enfrentamentos que vêm atravessando o mundo contemporâneo. Vivemos um momento marcado por guerras, violências, ataques de múltiplas ordens, que se manifestam tanto através de grandes acontecimentos quanto nas formas de viver (e conviver) com a diferença em nosso dia-a-dia. O que nos interpela e ganha relevo tem sido especialmente as experiências de violência – envolvendo discursos de ódio, crises humanitárias, ecológicas, migratórias, políticas, sociais e culturais. Acontecimentos que nos afetam, instigam à ação e a (re)pensar o comum (QUERÉ, 2005; DEWEY, 1954). Vivemos tempo de guerras, mas também de resistências. Acontecimentos que nos submergem, personagens que ajudam a mudar a história.
A reflexão proposta para o V Encontro da Rede, e agora para este dossiê na Revista Esferas, procura incidir sobre a dimensão acontecimental das experiências públicas envolvidas na constituição desse mundo comum, cuja percepção não pode se dar sem certo assombro (PELBART, 2020). Em um cenário marcado pela brutalidade, cabe problematizar e trazer à tona a potencialidade das reflexões comunicacionais, como “esse lugar de observação do mundo em movimento; dos quadros de sentido; do universo das imagens em suas junções e disjunções, consonâncias e dissonâncias estabelecidas por sujeitos ativos e atuantes que, em conjunto, e no atrito de suas afinidades e diferenças, constroem seu mundo partilhado” (FRANÇA, 2004, p. 25).
Referências
DEWEY, John. The public and its problems. Chicago: The Swallon, 1954.
FRANÇA, Vera. Representações, mediações e práticas comunicativas. In: PEREIRA, Miguel; GOMES, Renato C.; FIGUEIREDO, Vera Lúcia F. de. (Org.) Comunicação, representação e práticas sociais. Ed. PUC Rio, Rio de Janeiro, 2004, pp 13-26.
QUÉRÉ, Louis. Entre o facto e sentido: a dualidade do acontecimento. In: Trajectos. Revista de Comunicação, Cultura e Educação, nº 6. Lisboa: ISCTE / Casa das Letras / Editorial Notícias, 2005, p. 59-75.
PELBART, Peter Pál. Ensaios sobre o assombro. São Paulo: N-1 Edições,2019.
Datas importantes:
Data limite para submissão: 15 de setembro de 2024.
Período de avaliação: 16 de setembro a 15 de novembro de 2024.
Previsão de publicação da edição: dezembro de 2024.