Chamada para o Dossiê “Comunicação e as Performances da Cultura”

Chamada para o Dossiê “Comunicação e as Performances da Cultura”


A construção teórico-metodológica de Martín-Barbero (1997) inaugura um marco na teoria da comunicação ao complexificar as relações entre comunicação, cultura e política. Estas três são compreendidas como mediações fundantes ou constitutivas (LOPES, 2018), às quais se articulam outras mediações, sempre no plural, a partir da cartografia de mapas noturnos que se alteram ao longo da sua obra. Tem-se no segundo mapa, por exemplo, um objetivo de estudar a cultura a partir dos seus processos comunicativos, o que implica em um deslocamento investigativo que parte das mediações culturais da comunicação para as mediações comunicativas da cultura. Neste sentido, a lente das mediações torna-se central para se pensar processos comunicacionais e, além disso, a comunicação, enquanto objeto de estudo, deixa de ser pensada exclusivamente como sinônimo de meios de comunicação para se tornar também mediadora das culturas.  

Os estudos das performances originam-se da interdisciplinaridade entre a antropologia e as artes cênicas, dentre outras áreas. Do diálogo entre o antropólogo Victor Turner (1987) e o teatrólogo Richard Schechner (2006) é forjada a lente investigativa que busca observar o que é performado nas culturas, incluindo desde os papéis desempenhados no cotidiano até os apresentados nos palcos, nos ritos, nas festas populares. E, considerando a massiva presença das tecnologias da comunicação neste século, nas telas, dentre outros espaços da expressão cultural.  

Assumindo como ponto de partida que a comunicação medeia as culturas e que as tecnologias comunicativas, aliadas aos interesses de valor do mercado, contribuem para a operação de sentido entre os sujeitos, interessa a esse dossiê dialogar com pesquisas cujos objetos de estudo se interessam por:

- as performances da comunicação em diversas culturas;

- performances mediadas por tecnologias da comunicação;

- as mediações comunicativas da cultura e suas performances;

- as performances cinematográficas, televisivas, videográficas, etc.;

- as performances do cotidiano em plataformas digitais de comunicação;

- as mediações comunicativas nas artes cênicas, nos ritos, nas festas populares, etc.; 

- cultura de performances e seus modos e suas redes de comunicação;

- performar-se ao outro, encenar, apresentar, representar, comunicar-se.

Data limite para submissão: 31/08/2020

Data de publicação: 31/12/2020

Editoras convidadas:

Lara Lima Satler (UFG)

Luciene de Oliveira Dias  (UFG)

Renata Lima  (UFG/UFBA)


Convocatoria de ponencias - Revista Esferas


Dossier "Actuaciones de comunicación y cultura"


La construcción teórico-metodológica de Martín-Barbero (1997) inaugura un hito en la teoría de la comunicación al complejizar las relaciones entre comunicación, cultura y política. Estas tres se entienden como mediaciones fundadoras o constitutivas (LOPES, 2018), a las que se articulan otras mediaciones, siempre en plural, a partir de la cartografía de mapas nocturnos que cambian a lo largo de su trabajo. En el segundo mapa, por ejemplo, hay un objetivo de estudiar la cultura a partir de sus procesos comunicativos, lo que implica un cambio de investigación que comienza desde las mediaciones culturales de la comunicación hacia las mediaciones comunicativas de la cultura. En este sentido, la lente de la cultura se vuelve central para pensar sobre los procesos comunicacionales y, además, la comunicación, como objeto de estudio, deja de ser considerada exclusivamente como un sinónimo de los medios para convertirse en un mediador de las culturas.

Los estudios de performance surgen de la interdisciplinariedad entre la antropología y las artes escénicas, entre otros. A partir del diálogo entre el antropólogo Victor Turner (1987) y el dramaturgo Richard Schechner (2006), se forja una lente de investigación que busca observar lo que se realiza en las culturas, incluidos los roles que se juegan en la vida cotidiana y los que se realizan en los escenarios, en los ritos, en los festivales populares. Y, considerando la presencia masiva de tecnologías de comunicación en este siglo, en pantallas, entre otros espacios de expresión cultural.

Asumiendo como punto de partida que la comunicación media las culturas y que las tecnologías comunicativas, combinadas con intereses de valor de mercado, contribuyen al funcionamiento del significado entre sujetos, este dossier está interesado en dialogar con investigaciones cuyos objetos de estudio estén interesados en:

- performances de comunicación en diferentes culturas;

- performances mediadas por tecnologías de la comunicación;

- las mediaciones comunicativas de la cultura y sus performances;

- performances cinematográficas, televisivas, videográficas, etc.

- performances cotidianas en plataformas de comunicación digital;

- mediaciones comunicativas en las artes escénicas, ritos, fiestas populares, etc.

- cultura de las performances y sus modos de comunicación;

- performance al otro, escenario, presente, representar, comunicar.

Fecha límite de envío: 31/08/2020

Fecha de publicación: 31/12/2020


Editorial invitada:

Lara Lima Satler (UFG)

Luciene de Oliveira Dias (UFG)

Renata Lima (UFG/UFBA)

Referências bibliográficas / referencias bibliográficas:

LOPES, M. I. V. de. Jesús Martín-Barbero e os mapas essenciais para compreender a comunicação. Intexto, Porto Alegre, n. 43, p. 14-23, set./dez. 2018. 

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

SCHECHNER, R. Performance Studies - An Introduction. New York: Routledge, 2006. 

TURNER, V. M. The Anthropology of Performance.New Youk: PAJ Publications, 1987.