Chamada dossiê Mito e Comunicação Digital

 

Mito e Comunicação Digital

 

Co-editores

Florence Dravet – PPGCOM/UCB

Hertz Wendell – PPGCOM/UFPR

Ana Taís Martins – PPGCOM/UFRGS

 

Os mitos, em suas inúmeras versões, transformações, fragmentações e degradações que o tempo e a transmissão entre culturas provocaram, têm origem em um universo simbólico e pertencem a uma atmosfera mental em que se manifesta uma propensão para a formação de narrativas e de conjuntos vastos e coerentes de histórias.

Hoje, é principalmente através dos meios de comunicação digitais que são produzidas, circulam e são recebidas as narrativas em seus novos formatos, caracterizados pelas performances audiovisuais em multiplataforma, de natureza muitas vezes transmidiática e de estruturas complexas, mas também pelas construções narrativas não ficcionais que se dão nas redes sociais. Na Comunicação em rede que caracteriza a cultura digital e no uso que dela fazem os diversos movimentos sociais, políticos e culturais, surgem mitificações do presente e do futuro expressas em tendências que, ao serem valorizadas ou reprimidas, sinalizam o futuro em germe no panorama social.

         Redes e movimentos sociais, culturais e políticos, por meio de memes, notícias falsas, minisséries, discursos publicitários, ações de captação de votos e de influência de moda ativam formas simbólicas, em muitos casos distópicas, que querem ser a narração de um novo significado da vida humana, daquilo que nos ameaça, e daquilo que pode, deve ou deveria acontecer.

         Observar e analisar a relação entre o poder narrativo do mito e as mitologias que dele advêm, mas também as tendências fracas ou fortes à mitificação, a partir da teorização do mito em suas várias vertentes (antropológica, narratológica, psicológica, filosófica, estética etc.) parece uma forma eficiente de compreender o mal-estar e os anseios da civilização contemporânea, com a finalidade última de lidarmos melhor com elas, uma vez que as relações sociais são coletivamente mediadas por tecnologias digitais.

         Assim, esta chamada abrange várias formas de abordar as relações entre mito, mitologias, pensamento mítico e comunicação digital. Serão bem-vindos artigos e ensaios visuais que versem sobre os seguintes tópicos:

- Novos mitos, mitologias e mitificações midiáticas

- Mito e narrativas midiáticas

- Mito, Literatura e o digital

- Pensamento mítico e cultura digital

- Mitos e redes sociais

- Mitos e movimentos sociais nas redes digitais

- Mito e novos formatos na moda e na publicidade

- Mito e consumo

- Mito, Educação e Comunicação

- Mito e Transdisciplinaridade

- Mito e atividade jornalística

- Mito e pós-verdade

- Presença/ausência do mito na cultura digital

 

Submissões até: 30 de abril de 2022

Publicação prevista para: 31 de agosto de 2022 

 

Appel à contribution - Revue Esferas - Dossier “Mythe et Communication Numérique”

 

Florence Dravet – PPGCOM/UCB

Hertz Wendell – PPGCOM/UFPR

Ana Taís Martins – PPGCOM/UFRGS

 

         Les mythes, dans leurs nombreuses versions, transformations, fragmentations, dégradations provoquées par le temps et la transmission entre les cultures, trouvent leur origine dans un univers symbolique et appartiennent à une atmosphère mentale mythique dans laquelle se manifeste une propension à la formation de récits et de vastes ensembles cohérents d’histoires.

         Les médias numériques sont, aujourd’hui, les moyens par lesquels les récits sont produits, diffusés et reçus dans leurs nouveaux formats, caractérisés par des performances audiovisuelles multiplateforme, souvent de nature transmédia et avec des structures complexes, mais aussi par des constructions non narratives sur les réseaux sociaux. Dans la communication en réseaux qui caractérise la culture numérique et dans l’usage qu’en font les divers mouvements sociaux, politiques et culturels, émergent des mythifications du présent et du futur, exprimées dans des tendances qui, lorsqu’elles sont valorisées ou réprimées, signalent le germe du futur dans le panorama social.

         Les réseaux et mouvements sociaux, culturels et politiques, à travers les mèmes, les fausses nouvelles, les séries numériques, les discours publicitaires, les actions pour capturer les votes et influencer la mode activent des formes symboliques, dans de nombreux cas dystopiques, qui veulent être la narration d’un nouveau sens de la vie humaine, de ce qui nous menace et de ce qui peut, doit ou devrait arriver.

         Observer et analyser la relation entre la puissance narrative du mythe et les mythologies qui en découlent, mais aussi les tendances faibles ou fortes à la mythification, à partir de la théorisation du mythes sous ses divers aspects (anthropologique, narratologique, philosophique, psychologique, esthétique etc.) semble être un moyen efficace de comprendre les malaises et angoisses de la civilisation contemporaine, dans le but ultime de mieux les traiter, puisque les relations sociales sont collectivement construites par l’intermédiaire des technologies numériques.

         Ainsi. Cet appel couvre plusieurs manières d’aborder les relations entre mythe, mythologie, pensée mythique et communication numérique. Les articles et essais visuels recouvrant les sujets suivants sont les bienvenus:

- Nouveaux mythes, mythologies et mythifications médiatiques;

- Mythe et récits médiatiques;

- Mythe, Littérature et numérique;

- Pensée mythique et culture numérique;

- Mythe et réseaux sociaux;

- Mythe et mouvements sociaux sur les réseaux;

- Mythe et nouveaux formats dans la mode et la publicite;

- Mythe et consommation;

- Mythe, éducation et communication;

- Mythe et transdisciplinarité;

- Mythe et activité journalistique;

- Mythe et post-vérité;

- Présence/absence du mythe dans la culture numérique.

 

Date limite d’envoi des manuscrits : 30 avril 2022

Publication prévue le: 31 août 2022

 

Call for papers – Esferas journal - “Myth and Digital Communication Dossier”

 

Florence Dravet – PPGCOM/UCB

Hertz Wendell – PPGCOM/UCB

Ana Taís Martins – PPGCOM/UCB

 

            Myth, in its innumerable versions, transformations, fragmentations and degradations caused by both time and transmission across cultures, has its origin in a symbolic universe and belongs to a mythic mental atmosphere in which is manifested an inclination for the formation of narratives and vast and coherent sets of stories.

            Digital communication media are, today, the ways through which narratives are produced, circulate and are received in their new forms, characterized by multiplatform audiovisual performances, often of a transmediatic nature and complex structure, as well as non-fictional narrative constructions that happen in social media. In the network communication that characterizes digital culture and the uses of it made by different social, political and cultural movements emerge mythifications of the present and future expressed in tendencies that, whether valued or repressed, are the sign of a future blooming in the social landscape.

            Through memes, fake news, digital dystopian series, advertisement discourse and acts aiming to gather votes or influence fashion, social, political and cultural movements and networks activate symbolic forms, in many cases dystopian, which require the narration of a new meaning to human life, of that which menaces us, that which may, has or should happen.

            To observe and analyze the relationship between the narrative power of myth and the mythologies that emerge from it, as well as the weak or strong tendencies towards mythification, starting from the theory of myth in its different branches (anthropological, narratological, psychological, philosophical, aesthetic, etc.), seems like an efficient way of understanding the discomfort and the aspirations of contemporary civilization, with the ultimate aim of better dealing with it all, since social relations are collectively mediated by digital technologies.

            Thus, this call reaches to different ways of approaching the relations between myth, mythologies, mythic thought and digital communication. Papers and visual essays dealing with the following topics will be welcomed:

- New myths, mythologies and mediatic mythifications

- Myth and mediatic narratives

- Myth, Literature and digital media

- Mythic thought and digital culture

- Myth and social networks;

- Myth and social movements in social networks;

- Myth and new formats in fashion and advertisement;

- Myth and consumption;

- Myth, Education and Communication;

- Myth and Transdisciplinarity;

- Myth and journalistic activity;

- Myth and post-truth;

- Presence/Absence of myth in digital culture.

 

Deadline for submitting manuscript: April, 30, 2022.

Publication scheduled for: December, 31, 2022.