Precisão e credibilidade: agências independentes de jornalismo e o uso do big data

Autores

  • Leonel Azevedo de Aguiar PUC-Rio
  • Claudia Rodrigues PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i14.10370

Resumo

Novos modos de produção impactam a centralidade da mídia. Amparadas no big data, agências online de jornalismo independente sem fins lucrativos expandem seu território pautadas pelos valores do campo jornalístico. ProPublica, The Bureau of Investigative Journalism e Agência Pública reforçam o paradigma do interesse público e transparência. Compostas por equipes multimídias, apontam a emergência de um novo ciclo que resgata a importância da objetividade a partir da precisão do jornalismo de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonel Azevedo de Aguiar, PUC-Rio

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e diretor do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio. Doutor e Mestre em Comunicação (UFRJ). Jornalista diplomado pela UFF. Coordenador do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (CNPq).

Claudia Rodrigues, PUC-Rio

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC Rio. Mestre em Comunicação (PUC-Rio). Jornalista diplomada (UFRJ). Membro do Grupo de Pesquisa Teorias do Jornalismo e Experiências Profissionais (CNPq).

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Aguiar, L. A. de, & Rodrigues, C. (2019). Precisão e credibilidade: agências independentes de jornalismo e o uso do big data. Esferas, (14), 109-120. https://doi.org/10.31501/esf.v0i14.10370

Edição

Seção

Artigos livres