A educação para as mídias : contribuições, práticas e perspectivas de pesquisa em Ciências da Comunicação

Normand Landry, Joelle Basque

Resumo


Este artigo posiciona a educação para as mídias ao mesmo tempo como campo e objeto de estudo privilegiado como aplicação de perspectivas críticas em comunicação e em educação. A este respeito, sintetiza e problematiza o campo teórico da educação para as mídias e identifica suas especificidades, seus propósitos e suas dificuldades. Ademais, apresenta de maneira crítica o conceito de “letramento midiático”, principal proposta teórica da educação para as mídias. Por fim, este artigo aponta as problemáticas associadas a esses elementos específicos, discute o que está em jogo atualmente na educação para as mídias e apresenta caminhos para a pesquisa ao longo dos próximos anos. Destarte, situa a educação para as mídias nos estudos em comunicação e demonstra suas contribuições para a disciplina.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.31501/esf.v0i13.10409

DIADORIM  DOAJ  Latindex  LIVRE  Portal Capes

E-ISSN 2446-6190

REVISTA B2 (Qualis CAPES 2015)