Capital cervejeiro: a comunicação na disseminação da cerveja artesanal

Autores

  • Bruna Gewehr Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Tainá Bacellar Zaneti Docente da Universidade de Brasília, no Centro de Excelência em Turismo UnB - CET.

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10531

Resumo

Tomando a cerveja artesanal como objeto de estudo, busca-se discutir a relação entre a comunicação e a cerveja artesanal. Para isso, investiga-se o movimento cervejeiro, e a transmissão dos significados relacionados a cerveja artesanal por meio do que os atores chamam de cultura cervejeira. Os resultados evidenciam que há uma complexa produção de significados relacionada a cerveja artesanal e que para compreender tal aporte é necessário um capital cervejeiro que implica uma distinção entre os atores.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Gewehr, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Atualmente é mestranda em Desenvolvimento Rural do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDR/UFRGS.  Formada em Tecnologia em Gastronomia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre - UFCSPA (2016). Tutora a distância do curso de bacharelado em Desenvolvimento Rural (PLAGEDER), 2019.Fez parte da equipe executiva da III Conferência Internacional Agricultura e Alimentação em uma Sociedade Urbanizada - AgUrb (2018). Participou durante o ano de 2014 como bolsista do Grupo de Trabalho de Gastronomia Regional da Casa Civil/Governo do Estado do Rio Grande do Sul coordenado por Jussara Pereira Dutra, criado por decreto estadual em 2011, com finalidade de valorizar e divulgar a Gastronomia Regional do Rio Grande do Sul. Possui formação técnica em administração pelo Instituto Federal Rio Grande do Sul - IFRS/Campus Porto Alegre (2012).

Tainá Bacellar Zaneti, Docente da Universidade de Brasília, no Centro de Excelência em Turismo UnB - CET.

Doutora em Desenvolvimento Rural no Programa de Pós-graduação em desenvolvimento Rural - PGDR - UFRGS (2017); Mestre em Agronegócios - Programa de Pós-Graduação em Agronegócios - PROPAGA - UnB (2012); Especialização em Tecnologia de Alimentos - Centro de Excelência em Turismo - CET-UnB (2011); Especialização em Docência do Ensino Superior, Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB (2010); Graduação em gastronomia, Instituto de Ensino Superior de Brasília - IESB (2009)

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2019-11-21

Como Citar

Gewehr, B., & Zaneti, T. B. (2019). Capital cervejeiro: a comunicação na disseminação da cerveja artesanal. Esferas, (15), 67-77. https://doi.org/10.31501/esf.v0i15.10531

Edição

Seção

Dossiê Comunicação e Alimentação