Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná

Autores

  • Luciana de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ester Antonieta Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Antônio de Jesus Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i16.11076

Resumo

Onde e como cineastas negros e negras têm fabricado a diferença do ponto de vista da linguagem: no filme como engenho de criação e no cinema como máquina de circulação entre mundos? Em que pontos esse processo de produção cinematográfica negra afronta o racismo no Brasil ou como cinemas negros fazem resistência ao racismo construindo uma experiência outra do corpo negro? Para tanto, analisamos, sob a forma de ensaio, dois curta-metragens de ficção “Alma no Olho (Zózimo Bulbul, 11”, 1974) e Kbela (Yasmin Thainá, 22”, 2015) utilizando uma metodologia de traços e aproximações com intelectuais negros e negras a partir da experiência com as imagens e dados dos processos fílmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do PPGCOM/UFMG, Graduada em Comunicação Social pela PUC-MG, Mestre em Antropologia pela UFMG, Doutora em Ciências Sociais: Sociologia e Política pela UFMG.

Ester Antonieta Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda em Comunicação PPGCOM, Graduada em Psicologia pela PUC-MG, Mestre em Saberes Tradicionais do Reinado/Candomblé Angola.

Eduardo Antônio de Jesus, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação (PUC Minas, 1991) e Mestrado (UFMG, 2001) em Comunicação e Doutorado em Artes (USP, 2008), Eduardo de Jesus é Professor Titular do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, onde integra o Programa de Pós Graduação em Comunicação

Downloads

Publicado

2020-03-18

Como Citar

de Oliveira, L., Santos, E. A., & de Jesus, E. A. (2020). Corpo negro na imagem: à escuta de Zózimo Bulbul e de Yasmin Thayná. Esferas, 1(16), 35-45. https://doi.org/10.31501/esf.v1i16.11076

Edição

Seção

Dossiê Novas Linguagens do Audiovisual