A (in)visibilidade de pessoas negras na publicidade: perspectivas interseccionais no regime representacional da campanha “Casa de Férias” da Trivago (2019)

Autores

  • Ana Paula Bragaglia Universidade Federal Fluminense Departamento de Comunicação Social - GCO Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC
  • Pedro Henrique Conceição dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Samara Sanches Brochado Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i18.11934

Resumo

O artigo investiga a noção de representatividade negra pelo viés da interseccionalidade no que se refere ao “regime de representação” da peça publicitária da empresa Trivago, lançada em 2019 e aqui intitulado como “Casa de férias”. O objetivo é compreender se e de que forma a presença exclusiva de pessoas negras na peça associadas a imagens não depreciativas, ao menos à primeira vista, contribui para facilitar ou, contrariamente, inibir a representatividade negra sob perspectivas interseccionais no cotidiano midiático.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Bragaglia, Universidade Federal Fluminense Departamento de Comunicação Social - GCO Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC

Professora do departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense - Uff (IACS), nos cursos de graduação em Comunicação Social e pós-graduação (Mestrado e Doutorado) em Mídia e Cotidiano (Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - PPGMC). Pesquisadora com ênfase em Mídia, Consumo e Ética, em torno de seu projeto de pesquisa geral intitulado atualmente Violências do mercado sob o olhar da Ética: mídia, ideologia e subjetividade nas sociedades de consumo contemporâneas. Doutora em Psicologia Social pela UERJ (2009). Realizou estágio de doutoramento pela PDEE/CAPES em Madri/Espanha (2008). Mestre em Comunicação Social pela UERJ (2004). Especialista em Marketing Empresarial pela UFPR (2001). Graduada em Comunicação - Publicidade & Propaganda pela UFPR (1998). Coordenadora do grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo (Uff, link http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5511076745730089) e do projeto de extensão Contatos: (re)construindo a Publicidade (UFF); colaboradora do projeto de extensão Obs.: Observatório da Publicidade Expandida (UFRJ); membro do LaPA - Laboratório de Pesquisas Aplicadas (PPGMC/Uff). Tem interesse, portanto, nas seguintes linhas temáticas: ética publicitária e do marketing como um todo; ética nos produtos midiáticos em geral (ética na comunicação) no que se refere a como são atravessados pelas lógicas mercantis das sociedades de consumo; impactos desses atravessamentos nas subjetividades sob o ponto de vista da Ética (incluindo estudos críticos sobre comportamentos de consumo). Trabalhou em agências de publicidade como redatora, e em indústrias e hospitais como profissional de marketing e comunicação. Atua como professora universitária no Rio de Janeiro desde 2002.

Pedro Henrique Conceição dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (PPGMC/UFF). Bolsista do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Membro do grupo de pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo.

Samara Sanches Brochado, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda em Mídia e Cotidiano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Comunicação, pela Universidade Fernando Pessoa (UFP), título obtido em Portugal com financiamento do Programa AlBan e homologado no Brasil pela Escola de Comunicação e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa ESC - Ética na Sociedade de Consumo, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora integrante do GP Comunicação e Cultura Digital, da Intercom. Docente licenciada na Universidade Castelo Branco (RJ). Ministrou aulas no MBA em Marketing Digital do Centro Universitário IBMR (RJ); na Universidade São Judas Tadeu (SP) e no Centro Universitário FIAM FAAM (SP). Graduada em Publicidade e Propaganda. Realiza pesquisas nos seguintes temas: publicidade e representatividade; ética publicitária; mulher na mídia; mobilizações em rede; comunicação da marca nas redes sociais. Atuou profissionalmente nas áreas de publicidade, assessoria de comunicação e artes gráficas, desde 1998.

Downloads

Publicado

2020-11-23

Como Citar

Bragaglia, A. P., Conceição dos Santos, P. H., & Sanches Brochado, S. (2020). A (in)visibilidade de pessoas negras na publicidade: perspectivas interseccionais no regime representacional da campanha “Casa de Férias” da Trivago (2019). Esferas, (18), 73. https://doi.org/10.31501/esf.v0i18.11934

Edição

Seção

Dossiê Comunicação, Interseccionalidade e a Promoção da Igualdade Étnico-Racial