A morte midiatizada de Júpiter Maçã: performance e tradições funerárias

Autores

  • Caroline Govari Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12350

Resumo

Este artigo pretende discutir a midiatização da morte de Júpiter Maçã, pensando seu funeral como uma performance teatral e analisando a influência da mídia na mitificação do artista. Trabalhamos com conceitos dos Estudos de Comunicação para discutir os processos midiáticos e conceitos dos estudos de Performance para discutir o evento fúnebre em si. Autores como Gomes (2013), Hjavard (2012), Turner (1982), Schechner (2006) e Taylor (2013) são alguns dos que nos oferecem suporte para esta análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caroline Govari, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola da Indústria Criativa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Fez estágio de doutorado (Graduate Research Trainee) no Department of Art History & Communication Studies da McGIll University (Montreal, Canadá), com bolsa financiada pelo Programa Doutorado Sanduíche no Exterior, da CAPES. É Mestre pelo mesmo Programa da Unisinos e Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Faz parte do grupo de pesquisa CULTPOP - Cultura Pop, Comunicação e Tecnologias, onde atuou nos projetos de pesquisa Creative Industries, Cities and Popular Music Scenes: The Social Media Mapping of Urban Music Scenes e POA-MCR / MCR-POA: Uma exploração comunicacional às margens da música pop. Esteve por um semestre (2017.2) em missão discente na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) através do Projeto PROCAD/CAPES Cartografias do Urbano na Cultura Musical e Audiovisual: Som, Imagem, Lugares e Territorialidades em perspectiva comparada. Fez intercâmbio acadêmico na Universidade do Algarve (UAlg) em Faro, Portugal, entre setembro de 2011 e fevereiro de 2012. Tem interesse e atua principalmente nas seguintes áreas: formações identitárias, performances do/no rock, rock gaúcho, cenas musicais, gêneros musicais, pesquisas biográficas e memória.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Govari, C. (2021). A morte midiatizada de Júpiter Maçã: performance e tradições funerárias. Esferas, (20), 93-114. https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12350

Edição

Seção

Comunicação e as performances da cultura