Os Relíquias do passinho: táticas e performances do corpo que dança

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i19.12367

Resumo

Diante da ampliação midiática das performances do passinho, investigamos os processos de formação de grupos no interior da cena. Identificamos, especificamente no grupo Relíquias, a busca por reconhecimento da posição de precursores e da visibilidade das favelas. Para tanto, lançamos mão das reflexões sobre os imaginários disputados nas performances cotidianas (CERTEAU, 1994), a partir de metodologias cartográficas combinadas pela Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2012) e a corpografia (JACQUES, 2012).

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Biografia do Autor

Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora adjunta e pesquisadora (ProCiência/FAPERJ) da Faculdade de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Doutora em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Hugo Silva de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Flávia Magalhães Barroso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (CAPES).

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Publicado

2021-02-08

Como Citar

Fernandes, C. S., de Oliveira, H. S., & Barroso, F. M. (2021). Os Relíquias do passinho: táticas e performances do corpo que dança. Esferas, (19), 44-53. https://doi.org/10.31501/esf.v0i19.12367

Edição

Seção

Comunicação e as performances da cultura