Mosaico da viadagem: disputas e conflitos em torno de uma textualidade performático-midiática

Autores

  • Juarez Guimarães Dias Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Magno Camargos Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ettore Stefani Medeiros Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12368

Resumo

À luz de teorias queer, de estudos de gêneros e de sexualidades, da conversação entre os estudos da performance e os da comunicação, este artigo busca compreender a emergência de uma textualidade LGBTQIA+ que denominamos “mosaico da viadagem”. Consideramos o aumento recente na circulação tramada de textos verbo/áudio/visuais, que oferecem outras formas de representação e descrição não normativas de estar no mundo, sobre as quais nos debruçamos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juarez Guimarães Dias, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMG, Escritor, Encenador e Publicitário. É Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (Uni-BH), Mestre em Literatura (PUC-Minas) e Doutor em Artes Cênicas (Unirio) e Co-coordenador do Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (Neepec) da Fafich/ UFMG. Suas pesquisas versam sobre autoficção e narrativas de si, gênero e sexualidade, performance, performatividade e teatralidade, redes sociais digitais e publicidade e propaganda.

Carlos Magno Camargos Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Associado do Departamento de Comunicação Social da UFMG, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo (PUC-Minas), Mestre em Comunicação Social (UFMG) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela (PUC-SP). Pós-doutorado realizado na Universidad Complutense de Madrid, Espanha. Desenvolve pesquisas com foco na relação entre comunicação e estudos de gênero, performance, corpo, homossexualidade masculina e propaganda, com financiamentos do CNPq e da Fapemig.

Ettore Stefani Medeiros, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela UFSM. Pós-graduado em MBA em Marketing Digital pelo Instituto de Gestão em Tecnologia da Informação. Docente de especialização no Centro Universitário UNA. Interessa-se pelos seguintes temas de pesquisa: estudos de gênero e sexualidade, masculinidades, LGBTfobia, performance, mídias sociais, marketing digital e publicidade e propaganda.

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Dias, J. G., Mendonça, C. M. C., & Medeiros, E. S. (2021). Mosaico da viadagem: disputas e conflitos em torno de uma textualidade performático-midiática. Esferas, (20), 45-62. https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12368

Edição

Seção

Comunicação e as performances da cultura