Disputas no YouTube: mapeando masculinidades através do canal Manual do Homem Moderno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i19.12372

Resumo

Esse artigo discute os sentidos de masculinidades performados em vídeos e comentários do canal do YouTube Manual do Homem Moderno. As mediações da tecnicidade e da identidade, propostas por Martín-Barbero (2009) para compreensão do contexto hodierno, são centrais na análise. Para essa discussão, acionamos ainda as masculinidades (Azpiazu Carballo, 2017), a partir das disputas de poder constituintes das relações de gênero, e a noção de performance enquanto comportamento restaurado (Schechner, 2006).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Soares, UFMG

Doutoranda em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Insurgente: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Poder/Saber.

Tess Chamusca, UFBA

Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao grupo de pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS).

Thiago Ferreira, UFBA

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e pesquisador associado ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC-UFBA)

Downloads

Publicado

2021-02-08

Como Citar

Soares, J., Chamusca, T., & Ferreira, T. (2021). Disputas no YouTube: mapeando masculinidades através do canal Manual do Homem Moderno. Esferas, (19), 54-62. https://doi.org/10.31501/esf.v0i19.12372

Edição

Seção

Comunicação e as performances da cultura