Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12376

Resumo

Serviços de streaming de jogos atraem diariamente a atenção de milhares de pessoas. O desempenho dentro e fora dos games é fator de atração, realizado em plataformas que estimulam a retenção do público e transformam atenção em capital. Para compreender esta nova performance, revisitamos[1] conceitos clássicos e observamos as suas transformações no contexto das redes. Relacionando teoria com este fenômeno, entendemos que o comportamento observado pode ser entendido como uma performance contemporânea.


[1] Este artigo deriva da dissertação de mestrado de uma das autoras. Em virtude disso, alguns trechos possuem semelhanças com o texto apresentado para a banca, porém esta versão conta com novas observações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Fagundes Pase, PUCRS

Doutor em Comunicação Social. Pesquisador e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design - Famecos da PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Pesquisador do Ubilab, Laboratório de Pesquisa em Mobilidade e Convergência Midiática, e coordenador do grupo de pesquisa JEDI - Jogos e Entretenimento Digital Interativo.

Leticia Dallegrave

Mestra em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Integrante do Grupo de Pesquisa  JEDI - Jogos e Entretenimento Digital Interativo. 

Downloads

Publicado

2021-06-04

Como Citar

Pase, A. F., & Dallegrave, L. (2021). Streaming de jogos digitais como prática de performance contemporânea. Esferas, (20), 172-191. https://doi.org/10.31501/esf.v0i20.12376

Edição

Seção

Comunicação e as performances da cultura