What remains: imagem, fabulação e experiência de atravessamentos na fotografia de Mónica Lozano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13337

Resumo

O texto busca demonstrar como o trabalho da artista visual Mónica Lozano contrasta com os modelos de representação oficial, de caráter informativo e jornalístico, sobre mulheres migrantes. A análise se baseia na série What remains, realizada na fronteira do México e Estados Unidos, entre 2019 e 2020. Através dos restos de pertences pessoais abandonados pelas mulheres e jovens migrantes a artista compõe uma visualidade poética que convida o espectador a recontar e fabular vidas e histórias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angie Biondi, Universidade Tuiuti do Paraná

Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Doutorado em Comunicação Social pela UFMG. Pós doutorado pela Université du Québec à Montréal, Canadá.

Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do departamento de Comunicação Social da UFMG. Doutorado em Comunicação pela UFMG. Pós doutorado pela Universite Stendhal, Grenoble 3 e Université Pierre-Mendès-France - Grenoble II, França.

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Biondi, A., & Marques, Ângela C. S. (2021). What remains: imagem, fabulação e experiência de atravessamentos na fotografia de Mónica Lozano. Esferas, (22), 314-332. https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13337

Edição

Seção

Dossiê Fotografia, crises e contemporaneidade: olhares sobre existências