Imagens que ecoam: Acaso e Nachleben na fotografia documental contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13372

Resumo

O acaso é matéria-prima para um fotógrafo na captação das cenas que surgem diante de suas lentes. Resultado de técnicas, conceitos, preceitos e repertório, algumas dessas fotografias remontam à sobrevida de imagens prévias que perduram ao longo de séculos e, tal como fantasmagorias, assombram seus produtores e seus espectadores. Ao discorrer sobre fotografia contemporânea e as imagens do fotógrafo Pedro Martinelli, este artigo faz ecoar o diálogo constante entre acaso, memória e Nachleben.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Marinho Bouty, Universidade de Fortaleza - Unifor

Doutoranda e mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, PPGCOM – UFC, vinculada ao Grupo de Pesquisa Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220389528083591) e docente do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza - Unifor.

Gabriela Frota Reinaldo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Bolsista Fapesp 1998 - 2002), Gabriela Reinaldo fez estágio pós-doutoral no departamento de História da Arte da Universidade de Cambridge-UK (bolsista Capes pos-doutorado sênior). É professora do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA-UFC) e, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, está ligada à linha 1 (Fotografia e Audiovisual). Coordena o Imago - laboratório de estudos de estética e imagem (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3220389528083591)

Downloads

Publicado

2021-12-24

Como Citar

Bouty, A. M., & Reinaldo, G. F. (2021). Imagens que ecoam: Acaso e Nachleben na fotografia documental contemporânea. Esferas, (22), 125-146. https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13372

Edição

Seção

Dossiê Fotografia, crises e contemporaneidade: olhares sobre existências