A mobilização da infância em fotos de migração e refúgio no Instagram da Reuters

Autores

  • Nádia Nunes Lage UFOP
  • Ana Carolina Lima Santos UFOP

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13381

Resumo

Este trabalho analisa a maneira como o perfil da Reuters no Instagram fez uso de fotos de meninos e meninas para noticiar, de 2016 a 2019, a migração, o refúgio e temas correlatos, notadamente a situação dos sujeitos nos países responsáveis pelos grandes deslocamentos transnacionais contemporâneos. Observando de forma particular as imagens mais curtidas na rede social da agência, o artigo se propõe a identificar os modos de ver e narrar essas pautas possibilitados pela figuração de crianças.

Biografia do Autor

  • Nádia Nunes Lage, UFOP
    Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Ana Carolina Lima Santos, UFOP

    Professora do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFOP. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. 

Downloads

Publicado

2021-12-24

Edição

Seção

Dossiê Fotografia, crises e contemporaneidade: olhares sobre existências

Como Citar

A mobilização da infância em fotos de migração e refúgio no Instagram da Reuters. (2021). Esferas, 22, 51-69. https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13381