A potência do falso: a cosmogonia Yanomami na obra de Claudia Andujar
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v0i22.13385Resumo
O presente artigo analisa algumas fotografias de Claudia Andujar que têm o Yanomami como tema. Segundo a fotógrafa, a sua intenção era trazer ao público não índio a beleza e a riqueza do conhecimento mítico dos Yanomami, o qual, na medida em que é trazido à tona durante a apreciação da imagem, revela que o trabalho de manipulação por ela empreendido constrói a verdade Yanomami. Este paradoxo é explicado pelo conceito de fabulação de Deleuze, a potência do falso que instaura uma verdade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos só serão submetidos à análise e possivelmente publicados se o autor subscrever à Declaração de Direitos Autorais.
O envio do material (texto e imagens) implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação à Revista ESFERAS que terá exclusividade para veiculá-los em primeira mão e utilizar trechos para divulgação.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.