Esta é uma versão desatualizada publicada em 2022-07-01. Leia a versão mais recente.

Trilha sonora para enfrentar a Covid-19: Mudanças no rádio musical do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i23.13581

Resumo

No contexto da pandemia de Covid-19 e de medidas de isolamento social, emissoras musicais implementaram novas práticas e ressignificaram o fazer jornalístico, ampliando a oferta de conteúdo de serviço e de utilidade pública. Neste artigo, apresentam-se as principais alterações nas rotinas produtivas de três emissoras do Rio de Janeiro. Advoga-se que há um reenquadramento do jornalismo cultural em rádio, comumente associado ao infotenimento, mas que vem mudando para incorporar conteúdos noticiosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helen Britto Fontes, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação daUniversidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Mídias, Redes e Jovens: Usos e Apropriações em Contextos Digitais.

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Diretor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde é professor adjunto, leciona nos cursos de Jornalismo e de Rádio e TV e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Escola de Comunicação (ECO/UFRJ). Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, com Mestrado e Doutorado em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ. É autor de diversos livros, entre eles "Rádio e mídias sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação" (2016) e "O rádio sem onda - Convergência digital e novos desafios na radiodifusão" (2007).

Downloads

Publicado

2022-07-01

Versões

Como Citar

Britto Fontes, H., & Kischinhevsky, M. (2022). Trilha sonora para enfrentar a Covid-19: Mudanças no rádio musical do Rio de Janeiro. Esferas, 1(23), 132-150. https://doi.org/10.31501/esf.v1i23.13581

Edição

Seção

Democracia e cidadania nas ondas sonoras