A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i24.13815

Resumo

Neste artigo, abordamos as transformações apresentadas pelo próximo universo virtual criado pela Inteligência Artificial: o Metaverso. Apostamos no modelo de comunicação que é proposto para as gerações futuras. A partir de um trabalho analítico comparativo, problematizamos a possibilidade de que as trocas comunicativas do espaço virtual tornem a comunicação que conhecemos até hoje em um “mito”. Na conclusão, apresentamos as duas faces do Metaverso –positiva e negativa–, e questionamos as noções de “liberdade” e “realidade” como promessas da experiência virtual imersiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanina Canavire, CONICET (UE-CISOR)

Investigadora del CONICET (UE-CISOR). Doctora en Estudios Sociales de América Latina y Especialista en Investigación de la Comunicación (Universidad Nacional de Córdoba). Lic. en Comunicación Social (Universidad Nacional de Jujuy). Profesora Adjunta de la Facultad de Ingeniería de la UNJu, Jujuy, Argentina.

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

Canavire, V. B. (2022). A comunicação como mito: o advento do metaverso e seus avatares. Esferas, 1(24), 77-99. https://doi.org/10.31501/esf.v1i24.13815

Edição

Seção

Mito e Comunicação Digital