A contra-argumentação histórica no cinema de Gu da Cei

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14248

Palavras-chave:

ensaísmo, subalternização, subjetivação política, cinema ceilandense

Resumo

O artigo realiza uma análise fílmica do curta “História de Ceilândia contada por pioneiros”, de Gu da Cei, de modo a caracterizá-lo como um ensaio fílmico, explicitando a subjetividade periférica que elabora um pensamento sobre a história oficial de Brasília. Essa leitura não subalternizada do acervo contido no Arquivo Público do Distrito Federal faz emergir também as subjetividades dos pioneiros. O diálogo entre as duas subjetividades subalternizadas presente no filme produz um processo de subjetivação política.

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Biografia do Autor

Camilla Shinoda, USP/ Doutoranda

Camilla Shinoda é doutoranda no PPG Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. É mestre pelo PPG da FAC/ UnB linha Imagem, Som e Escrita. É bacharel em Comunicação Social, habilitações Publicidade e Propaganda e Jornalismo, pela Universidade de Brasília. 

Allex Medrado, Instituto Federal de Brasília - IFB Recanto das Emas

Allex Medrado, doutor em Artes pela Universidade de Brasília, é curta-metragista brasileiro, professor de Cinema e Mídias digitais, com mestrado em Cultura Visual pela UFG (Universidade Federal de Goias / Brasil) , graduação em Tecnologia em Produção Audiovisual. Membro e fundador da Associação Cultural Intermedia Caliandra , um grupo de cineastas de Brasília / Brasil. Atualmente é docente do Instituto Federal de Brasília nos cursos de áudio e vídeo. Desenvolve pesquisa na área Imagem, visualidades e urbanidades,Cultura da imagem e processos de mediação.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Shinoda, C., & Medrado, A. . (2023). A contra-argumentação histórica no cinema de Gu da Cei. Esferas, 1(26), 180-200. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14248

Edição

Seção

Autoria no Documentário