Autobiograficções em "Santiago" e "No Intenso agora": o “eu” em performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14254

Palavras-chave:

autoria no documentário, performance, autobiograficção, filme-ensaio

Resumo

No cotejo entre os documentários Santiago (2006) e No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles, objetivamos deslocar a noção de autor ao introduzir o modo como esses filmes em sua dimensão ensaística convocam uma autobiograficção. A busca é pela forma como nessa conjugação do eu, a princípio autoral, é um eu performático que se modula em duas frentes: a performance autorretratada e a performance inferencial, que colocam em jogo o cinema como processo de elaboração da tríade eu-imagem-mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Veiga, UFMG

Doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), professora adjunta do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação (PPGCOM-UFMG). Editora da Revista Devires – Cinema e Humanidades; integra o comitê científico do Forumdoc.bh. É coordenadora do grupo de pesquisa Poéticas Femininas, Políticas Feminista (UFMG-Cnpq); Coordenadora do GT Estudos de Cinema, Fotografia e Audiovisual da COMPÓS (Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação); e co-coordenadora do ST Cinemas mundiais entre mulheres: feminismos contemporâneos em perspectiva da SOCINE (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). Introduziu e leciona a disciplina Cinema e Feminismo na graduação, e Estéticas Feministas no PPGCOM-UFMG. Tradutora do livro Nothing Happens: Chantal Akerman’s Hyperrealist Everyday, de Ivone Margulies; autora de capítulos nos livros: Feminismo e Plural: mulheres no cinema brasileiro; Corpo e Cultura Digital: diálogos interdisciplinares; Afectos, historia y cultura visual. Una aproximación (in)disciplinada; e Mulheres de Cinema.

Rafael Barbosa, UFMG

Mestre no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFMG, na linha de pesquisa em Cinema. Jornalista com especialização em Gestão Estratégica da Comunicação e Roteiro para Cinema e Televisão.  

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Veiga, R., & Barbosa, R. (2023). Autobiograficções em "Santiago" e "No Intenso agora": o “eu” em performance . Esferas, 1(26), 138-158. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14254

Edição

Seção

Autoria no Documentário