A construção de personagens nos limites da ficção e do documentário: um estudo comparativo entre o filme "A falta que nos move" e a peça "Seis personagens à procura de um autor"

Autores

  • Jamer Guterres de Mello Universidade Anhembi Morumbi
  • Marília Xavier de Lima Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14258

Resumo

Neste artigo buscamos desenvolver um estudo sobre a construção de personagens no âmbito de obras que interseccionam a ficção e o documentário a partir da performance e de artifícios cênicos. Com foco na similaridade dos personagens do filme A falta que nos move (Christiane Jatahy, 2011) e da peça Seis personagens à procura de um autor, de Luigi Pirandello, notamos que a suposta liberdade do dispositivo empregado no filme se iguala à dos personagens da peça: todos ainda são reféns de um autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jamer Guterres de Mello, Universidade Anhembi Morumbi

Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

Marília Xavier de Lima, Universidade Anhembi Morumbi

Doutora e pesquisadora de Pós-Doutorado em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM).

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Guterres de Mello, J., & Xavier de Lima, M. (2023). A construção de personagens nos limites da ficção e do documentário: um estudo comparativo entre o filme "A falta que nos move" e a peça "Seis personagens à procura de um autor". Esferas, 1(26), 1-20. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14258

Edição

Seção

Autoria no Documentário