Autorretratos do envelhecimento na obra documental de Agnès Varda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14259

Palavras-chave:

envelhecimento, feminismo, documentário, autobiografia, filme-ensaio

Resumo

Trato dos documentários autobiográficos de Agnès Varda realizados aos 70, 80 e 90 anos como uma trilogia do envelhecimento composta por Os catadores e eu, As praias de Agnès e Varda por Agnès. São formas ensaísticas amarradas pela voz over da realizadora e por meio de uma câmera que radiografa o corpo investigando texturas do envelhecimento. Varda traz ainda sua trajetória configurando testamentos artísticos elaborados em vida. Os ensaios fílmicos de Varda e o seu modo reflexivo de documentar inspiram o formato deste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Levin, UFRJ/Pós-doutoranda

Pós-doutoranda na UFRJ, no Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC), onde desenvolve uma pesquisa-criação interativa sobre o envelhecimento feminino. É doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, com uma pesquisa sobre documentários interativos. Com mestrado na mesma instituição, desenvolveu dissertação sobre o trabalho documental de Agnès Varda, tendo como foco o seu olhar subjetivo e autoral. Graduou-se em comunicação social na PUC-RJ. Especializou-se em realização cinematográfica na New York University (NYU). É atriz formada pela CAL-RJ. Publicou artigos em revistas de circulação nacional e internacional e, com outros autores, os livros Godard, Imagens e Memórias; Narrativas e Conflitos; Ouvir o Documentário: vozes, músicas, ruídos, dentre outros. Participou de congressos nacionais e internacionais, tais como Socine, Visible Evidence, Storybits.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Levin Lopes da Silva, T. (2023). Autorretratos do envelhecimento na obra documental de Agnès Varda . Esferas, 1(26), 80-98. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14259

Edição

Seção

Autoria no Documentário