Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes como tema para a extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i27.14346

Palavras-chave:

Crianças e adolescentes, Extensão, Abuso e Exploração sexual

Resumo

Este artigo aborda o debate sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes como foco na formação acadêmica durante a pandemia de Covid-19 em 2020. Duas iniciativas de Extensão Universitária foram usadas para a formação de estudantes, especialmente do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas. Estes programas permitiram explorar o tema, entender seus conceitos e identificar sinais de violência sexual. Os debates ressaltaram a escola como um local de proteção e conscientização, promovendo conhecimento científico para orientar atividades pedagógicas e diálogos com pais/responsáveis. A educação sexual emergiu como uma ação crucial, tanto em contextos escolares quanto não escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Nilvane Fernandes, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga, Mestre em Políticas e Práticas em adolescentes em conflito com a lei

Rosana Trindade de Matos, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Táhirih- Associação para o Desenvolvimento Coesivo da Amazônia. Professora efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Manaus-Semed/AM. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Idelvani da Conceição Bezerra Thiago, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga, mestranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi).

Nayara de Souza Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga, mestranda em educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas, Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi).

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFAM. Doutor e Mestre em Educação (PPE/UEM). Coordenador do Curso de Pedagogia da FACED/UFAM (atual). Coordenador Adjunto Institucional do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR/UFAM) (atual). Integrante do grupo de estudos NUDISEX - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual.

Downloads

Publicado

2023-08-26

Como Citar

Fernandes, M. N., Trindade de Matos, R. ., Thiago, I. da C. B. ., Souza Costa, N. de ., & Oliveira, M. de . (2023). Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes como tema para a extensão universitária. Esferas, 1(27), 1-22. https://doi.org/10.31501/esf.v1i27.14346