O filme-ensaio: história e teoria

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14388

Palavras-chave:

Filme-Ensaio, Ensaio, Teoria do Cinema, Autoria

Resumo

O trabalho aborda as possibilidades estéticas e narrativas do filme-ensaio, ao escavar o seu percurso na teoria do cinema em diálogo com contribuições da filosofia e da literatura. Além de um esforço conceitual de delimitar o domínio do ensaio no cinema, pretende-se fomentar uma reflexão a respeito de alguns de seus gestos, tais como a diluição de fronteiras de gênero cinematográfico, a marca da subjetividade dos/das autores/as nas obras, o imbricamento de pensamento e forma cinematográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Vilhena Rodrigues, Universidade de Coimbra

Julia Vilhena é realizadora e pesquisadora. Bacharel em Ciências Sociais - Antropologia pela Universidade de Brasília (UnB) e Direção Cinematográfica pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR), com mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Actualmente desenvolve sua pesquisa de doutorado em Estudos Artísticos/Estudos Fílmicos na Universidade de Coimbra (UC, Portugal).

Sérgio Dias Branco, Universidade de Coimbra

Professor assistente em Estudos Fílmicos na Unversidade de Coimbra. Pesquisador na CEIS20 - Centre for Interdisciplinary Studies at the University of Coimbra e colaborador do Centro de Pesquisa em Teologia e Estudos Religiosos da Universidade Católica de Portugal.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Vilhena Rodrigues, J., & Dias Branco, S. (2023). O filme-ensaio: história e teoria. Esferas, 1(26), 21-39. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14388

Edição

Seção

Autoria no Documentário