Autorrepresentações colaborativas nas ficções documentais ibéricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14410

Palavras-chave:

Autoria, Autorrepresentação, Ficção Documental, Cinemas Ibéricos

Resumo

A autoria de uma ficção documental é o resultado de um processo colaborativo entre cineastas e pessoas filmadas que costuma utilizar estratégias participativas como a mise en situation, a auto-mise-en-scène ou a autoficção. O propósito deste artigo, portanto, é analisar a relação entre a autoria e este tipo de estratégias nos filmes A Fábrica de Nada (Pinho, 2017), No Táxi do Jack (Nobre, 2021), El año del descubrimiento (López Carrasco, 2020) e Quién lo impide (Trueba, 2021).

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Biografia do Autor

Iván Villarmea Álvarez, Universidade de Santiago de Compostela

Iván Villarmea Álvarez (A Corunha, Galiza, 1981) é crítico, investigador, professor e programador cinematográfico. Doutor pela Universidade de Saragoça, trabalha atualmente como professor auxiliar de história do cinema na Universidade de Santiago de Compostela. Publicou o livro Documenting Cityscapes. Urban Change in Contemporary Non-Fiction Film (2015) e co-editou os volumes New Approaches to Cinematic Space (2019; com Filipa Rosário) e Jugar con la Memoria. El Cine Portugués en el Siglo XXI (2014; com Horacio Muñoz Fernández). Ganhou o Prémio María Luz Morales da Academia Galega do Audiovisual em 2020 e 2021, foi codiretor da revista digital de crítica cinematográfica A Cuarta Parede entre 2013 e 2017 e cofundador do Cineclube de Compostela em 2001.

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Publicado

2023-04-12

Como Citar

Villarmea Álvarez, I. (2023). Autorrepresentações colaborativas nas ficções documentais ibéricas. Esferas, 1(26), 40-65. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14410

Edição

Seção

Autoria no Documentário