A direção de arte como estética performática em documentários de Agnès Varda: realidades de artifício

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14420

Palavras-chave:

cinema documentário; direção de arte; documentário performático; Agnès Varda.

Resumo

O artigo se propõe a promover interseções entre dois campos raramente relacionados nos estudos de cinema: o documentário e a direção de arte. Tendo como objeto a obra da cineasta Agnès Varda, investigamos a influência dos artifícios ficcionais e performáticos na superação das estruturas mais convencionais do documentário. No mesmo passo, analisamos a maneira como a direção de arte promove intervenções e encenações do real, em especial nos curtas Do lado da Riviera (1958) e Tio Yanco (1967).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Souto, Universidade de Brasília

Professora (e atualmente coordenadora) do curso de Audiovisual e do Programa de Pós-graduação na Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Doutora pelo PPGCOM-UFMG com pós-doutorado pela ECA-USP. Autora de "Infiltrados e invasores - uma perspectiva comparada sobre relações de classe no cinema brasileiro" (Edufba, 2019).

Rafael Rocha, Universidade de Brasília

Estudante de Audiovisual da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2023-04-12

Como Citar

Souto, M., & Rocha, R. (2023). A direção de arte como estética performática em documentários de Agnès Varda: realidades de artifício. Esferas, 1(26), 99-118. https://doi.org/10.31501/esf.v1i26.14420

Edição

Seção

Autoria no Documentário