News Literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação contra a desinformação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14752

Palavras-chave:

News literacy, Desinformação, Media literacy, Ensino de Jornalismo, (In)visibilização

Resumo

A News Literacy é um instrumento relevante para combater a desinformação e promover o exercício da cidadania. A partir de um mapeamento exploratório de artigos publicados em periódicos científicos brasileiros, este trabalho aponta a potência do diálogo entre jornalismo e educação para fomentar uma sociedade mais inclusiva e sustentável. O texto resulta de pesquisa em andamento, cujo principal objetivo é a construção de um método para leitura crítica e criativa de reportagens em áudio e vídeo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora emérita da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), onde formou-se em Jornalismo e concluiu o Mestrado e o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCOM). É docente permanente e pesquisadora do PPGCOM-UFRJ e bolsista de Produtividade do CNPq. Realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e no Department of Media and Communication na Goldsmiths, University of London. Foi sócia-fundadora e vice-presidente da SBPJor e editora executiva da revista Brazilian Journalism Research (BJR). Exerceu o cargo de coordenadora e vice-coordenadora do GT Estudos de Jornalismo da Compós. É autora de  A Construção Audiovisual da Realidade: uma historiografia das narrativas jornalísticas em áudio e vídeo; Televisão e Telejornalismo: Transições; A Linguagem do Telejornal; Pensando e Fazendo Jornalismo Audiovisual e coautora de Pantanal: A Reinvenção da Telenovela.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Becker, B. (2024). News Literacy: a potência do diálogo entre jornalismo e educação contra a desinformação. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14752

Edição

Seção

Desinformação & Fake News