CPI da Covid-19 no Twitter: uma análise da participação de robôs nas discussões e sentimentos observados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14845

Palavras-chave:

CPI da COVID-19, Twitter, Robôs, Disseminação de Informações

Resumo

Este artigo apresenta a importância das redes sociais na discussão de eventos políticos, destacando-se a atuação de robôs Este artigo mostra a importância das redes sociais na discussão de eventos políticos, destacando-se a atuação de robôs nos debates públicos durante a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19. Foram coletados tweets no período de 18 de abril a 11 de maio de 2021. Os resultados mostraram que as contas de robôs são frequentemente ativas e concebidas de forma massiva para influenciar tendências. O estudo concluiu que os robôs atuam na disseminação de informações nas redes sociais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Castro Soares de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brazil

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Goiás (2002), mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2007) e doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Modelos Analíticos e de Simulação, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica de populações, estatística em saúde, estatística espacial, mineração de dados e mineração de texto.

Crysttian Arantes Paixão, Universidade Federal da Bahia, Camaçari, Brazil

Professor Adjunto 4 do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia. Possui Bacharelado em Ciência da Computação (UFLA, 2006) e em Estatística (Universidade Morumbi, 2023), Especialização em Adminstração de Redes Linux (2010), Mestrado em Engenharia de Sistemas (UFLA. 2008), Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA, 2012) e Pós-doutorado em Modelagem Matemática (FGV, 2014). Desenvolve projetos de pesquisa nas áreas de Estatística, Modelagem Computacional e Inteligência Artificial.

Lia Hanna Martins Morita, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, Brazil

Possui gradução em Matemática na UFSCar (2002), Mestrado em Estatística na UFSCar (2005) e doutorado em Estatística na UFSCar/USP Atualmente é docente no departamento de Estatística da Universidade Federal de Mato Grosso. Suas principais áreas de atuação: Probabilidade e Estatística, Modelos de Regressão, Análise de Sobrevivência e Confiabilidade e Inferência Bayesiana. 

Renata Chrystina Bianchi de Barros, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Brazil

Doutorado em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio pós-doutoral pelo Laboratório de Estudos Urbanos, também na UNICAMP. Pesquisadora convidada do Instituto de Ortofonologia di Roma - IDO (Itália/Brasil). Integrante do Comitê Científico da Fondazione M.I.T.E (Minori, Informazione, Tutela, Educazione), Tìvoli (RM, It). Compõe os Grupos de Pesquisa “Núcleo de Estudos, Pesquisa e Inovação em Estatística Aplicada” da Universidade Estadual do Mato Grosso, o “Grupo de Pesquisa e Estudos em Linguagem e Subjetividade” da Universidade Federal de Uberlândia, e o grupo “e-Urbano: da constitutividade do espaço urbano pelo digital” da Universidade Estadual de Campinas.

Eric Batista Ferreira, Universidade Federal de Alfenas, Alfenas, Brazil

Professor Associado 4 do Departamento de Estatística da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Estatística Aplicada e Biometria (PPG-EAB), do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Nutrição e Longevidade (PPG-NL) e do Programa de Pós-graduação Lato Sensu em Tecnologia e Qualidade na Produção de Alimentos (TecQuali). Possui formação em Laticínios (Instituto Cândido Tostes, 1998), Engenharia Agronômica (UFLA, 2002), Matemática Licenciatura (UNIFAL-MG, 2012), Física Licenciatura (UNIFAL-MG, 2020), Mestrado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA, 2004), Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária (UFLA/Open University - Inglaterra, 2007), Pós-doutorado em Estatística Multivariada (UFLA, 2009) e Pós-doutorado em Sensometria (NOFIMA - Noruega, 2013). 

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

de Oliveira, A. C. S., Paixão, C. A. ., Morita, L. H. M., de Barros, R. C. B., & Ferreira, E. B. (2024). CPI da Covid-19 no Twitter: uma análise da participação de robôs nas discussões e sentimentos observados. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14845

Edição

Seção

Desinformação & Fake News