Narrativas da pandemia: estratégias de comunicação de Bolsonaro no Telegram e no X

Autores

  • Francisco Sérgio Lima de Sousa Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Márcia Vidal Nunes Universidade Federal do Ceará
  • João Moura Rocha Sobrinho Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14853

Palavras-chave:

Telegram, X, Bolsonaro, covid-19, desinformação

Resumo

Desde 2019, o X ampliou seu controle de conteúdo, forçando atores controversos, como Jair Bolsonaro, a buscarem plataformas alternativas, a exemplo do Telegram, mais permissivo a conteúdos extremistas. Comparamos, através de análise de conteúdo, suas postagens sobre a Covid-19 nas duas plataformas a fim de conferir se ele usou o Telegram para compartilhar mais conteúdos radicais e desinformativos. A análise mostrou que ele empregou ambas plataformas para disseminar mensagens de teor semelhante.

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Biografia do Autor

Francisco Sérgio Lima de Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC

Doutorando e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (2006). Foi editor de Economia do jornal O Estado (2006-2007), editor da revista cultural Bússola (2007) e repórter de Negócios do jornal Diário do Nordeste (2007-2015). Desde 2015, é servidor público da Universidade Federal do Ceará, ocupando cargo de jornalista/assessor de imprensa. Tem experiência acadêmica na área de Comunicação, com ênfase em comunicação alternativa, midiativismo, comunicação e cidadania, comunicação e movimentos sociais, cibercultura, comunicação e política e redes sociais digitais.

Márcia Vidal Nunes, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1983), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1991) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1998). Atualmente é professora titular aposentada, atuando como professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará, através do PROPAP/UFC (Programa Especial de Participação de Professores Aposentados da UFC), trabalhando, principalmente, com os seguintes temas: mídia, cidadania, radiojornalismo, políticas públicas e movimentos sociais.

João Moura Rocha Sobrinho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PPGCISH-UERN). É servidor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), lotado na Assessoria de Comunicação da universidade.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Lima de Sousa, F. S., Vidal Nunes, M. ., & Rocha Sobrinho, J. M. (2024). Narrativas da pandemia: estratégias de comunicação de Bolsonaro no Telegram e no X. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14853

Edição

Seção

Desinformação & Fake News