Mídia e desinformação: consumo de notícias políticas pelos jovens paulistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14856

Palavras-chave:

Desinformação, Juventude, Consumo de notícias, Política, Literacia Midiática

Resumo

A circulação de desinformação, devido ao crescente fluxo de informações falsas e ações algorítmicas nas plataformas digitais, influencia o consumo midiático e mobiliza desafios para a atuação política da juventude. A partir da realização de uma pesquisa qualitativa, que contou com entrevistas em profundidade feitas com estudantes paulistas do Ensino Médio, de redes públicas e particulares, este artigo busca investigar como os jovens avaliam e lidam com as notícias políticas nas ambiências digitais.

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Biografia do Autor

Egle Müller Spinelli, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) e do curso de Jornalismo da ESPM, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Isabela Afonso Portas, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM ESPM), bolsista CAPES - PROSUP. Integrante da Cátedra Maria Aparecida Baccega e do Grupo de Pesquisa Comunicação, Literacia Digital e Consumo.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Müller Spinelli, E. ., & Afonso Portas, I. (2024). Mídia e desinformação: consumo de notícias políticas pelos jovens paulistas . Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14856

Edição

Seção

Desinformação & Fake News