Plataformas digitais e jornalismo subjetivista: tendências irracionalistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14863

Resumo

O texto apresenta uma reflexão teórica sobre um duplo ataque ao jornalismo como forma social de conhecimento: a mecânica de produção ideológica de irracionalismo construída pelas plataformas digitais e a defesa de um jornalismo subjetivista, pautado na revelação de um mosaico de parcialidades. Demonstraremos aqui que há tendências semelhantes e afinidades entre essa vertente do jornalismo e a mecânica de produção irracionalista das redes de desinformação do capitalismo manipulatório (e comunicacional).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, UFES

Professor adjunto do curso de Comunicação Social/Jornalismo, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atualmente é Diretor Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR, 2021-2023) em segundo mandato. Com pós-doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), mestrado em Comunicação Midiática pela Unesp (2006) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo também pela Unesp (2003). É pesquisador do Observatório da Mídia (Ufes), do Grupo de Pesquisa Trabalho e Práxis (Ufes) e do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (ECA-USP). Tem experiência nas áreas de Comunicação, Jornalismo e Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria e ética do jornalismo, mídia, trabalho, comunicação alternativa, ideologia, produção de sentido, marxismo e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2024-04-21

Como Citar

Bellan Rodrigues de Souza, R. (2024). Plataformas digitais e jornalismo subjetivista: tendências irracionalistas. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14863

Edição

Seção

Desinformação & Fake News