A comunicação do TSE sobre as urnas eletrônicas no X durante as eleições de 2022: avanços e limitações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14880

Palavras-chave:

Tribunal Superior Eleitoral, desinformação, fake news, urnas eletrônicas, campanha eleitoral.

Resumo

Este artigo investiga a comunicação do TSE no X no enfrentamento à desinformação sobre as urnas eletrônicas na campanha eleitoral de 2022, por meio da análise de publicações e comentários dos usuários. A análise resultou em quatro categorias temáticas: fraude, segurança, auditoria, e funcionalidade, e indicou tendência de reações negativas dos usuários. A discussão compara os resultados com as ações previstas pelo Tribunal, apontando avanços e limitações da comunicação no combate às fake news.

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Biografia do Autor

Tatiana Güenaga Aneas, Universidade Federal de Sergipe

Professora do Departamento de Comunicação, membro permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Lavint - Laboratório de Análise em Visualidades, Narrativas e Tecnologia. Graduada em Jornalismo (2007), mestre (2011) e doutora (2016) em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Póscom, Universidade Federal da Bahia (2016). Pós-doutorado no Instituto de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (2021). Atua nas áreas de Comunicação Digital e Comunicação Política.

Claudomilson Fernandes Braga, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Licenciado em Relações Públicas pela Universidade Fernando Pessoa. Mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011). Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro / Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2015). Professor efetivo do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFS. e professor Associado do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe. Atua principalmente nas áreas de Representações Sociais, com ênfase em Processos Grupais, Comunicação e Identidade nomeadamente nos seguintes temas: Comportamento Organizacional, Marketing, Pesquisa de Opinião e Mercado e estudos de preconceito.

Beatriz Araújo Panza Pereira, Universidade Federal de Sergipe

Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Sergipe. Assessora de produção audiovisual do Politize!

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Güenaga Aneas, T., Fernandes Braga, C., & Araújo Panza Pereira, B. (2024). A comunicação do TSE sobre as urnas eletrônicas no X durante as eleições de 2022: avanços e limitações. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14880

Edição

Seção

Desinformação & Fake News