A comunicação do TSE sobre as urnas eletrônicas no X durante as eleições de 2022: avanços e limitações
DOI:
https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14880Palavras-chave:
Tribunal Superior Eleitoral, desinformação, fake news, urnas eletrônicas, campanha eleitoral.Resumo
Este artigo investiga a comunicação do TSE no X no enfrentamento à desinformação sobre as urnas eletrônicas na campanha eleitoral de 2022, por meio da análise de publicações e comentários dos usuários. A análise resultou em quatro categorias temáticas: fraude, segurança, auditoria, e funcionalidade, e indicou tendência de reações negativas dos usuários. A discussão compara os resultados com as ações previstas pelo Tribunal, apontando avanços e limitações da comunicação no combate às fake news.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Tatiana Güenaga Aneas, Claudomilson Fernandes Braga, Beatriz Araújo Panza Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Ao publicar na revista Esferas, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo. Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/legalcode). Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do artigo publicado para fins não comerciais, desde que atribuam o devido crédito aos criadores do trabalho (autores do artigo).
Os autores concedem à revista Esferas o direito de primeira publicação, de se identificar como fonte publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença CC BY-NC 4.0, a qual estará visível na página de resumo e no PDF do artigo com o respectivo link para os termos da licença.
Quaisquer materiais publicados nessa revista estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.