Inteligência artificial generativa (IA gen) e vídeos-fake: corpos, pornografia e tecnologias de má-informação

Autores

  • Marcelo Barcelos Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Pesquisador de Pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) https://orcid.org/0000-0003-2880-5487
  • Fabia Ioscote Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Doutoranda em Comunicação, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). https://orcid.org/0000-0002-6318-026X
  • Cristiane Fontinha Universidade Federal de Santa Catarina/Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) https://orcid.org/0009-0008-8316-6474
  • Maria José Baldessar Universidade Federal de Santa Catarina/Professora titular no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC) https://orcid.org/0000-0001-8971-4576

DOI:

https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14888

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Deepfake, Desinformação, Misinformation, Nudesfake

Resumo

As autoras e o autor analisam a escalada de conteúdos porn fake - materiais pornográficos falsos criados a partir de aplicativos de Inteligência Artificial (IA) Generativa - que permitem recriar vídeos e gerar montagens com imagens pessoais. A GenAI potencializa um novo mercado pornográfico de conteúdo falso e acentua violências de gênero. Casos recentes, no Brasil e Reino Unido, inclusive em escolas, reforçam a urgência por regulação da IA Gen, autenticidade e fiscalização das plataformas.

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Biografia do Autor

Marcelo Barcelos, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) / Pesquisador de Pós-doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)

Pesquisador do Jornalismo e Estudos de Futuro, é jornalista, mestre e doutor em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGJOR | UFSC). Atualmente, realiza estágio de pós-doutoramento em Humanos Digitais com Inteligência Artificial Generativa (IAG), junto ao Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC) | Linha Mídia e Conhecimento. Sua tese de doutorado apresentou narrativas e formatos de notícias baseadas na fusão da Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT), o que compreende como "Jornalismo em todas as Coisas". 

Fabia Ioscote , Universidade Federal do Paraná (UFPR)/Doutoranda em Comunicação, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR).

Doutoranda em Comunicação, na Linha de Pesquisa em Comunicação e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCOM-UFPR). Bolsista Capes atuando na Equipe de Comunicação do PPGCOM-UFPR. Mestra em Comunicação na mesma linha de pesquisa do PPGCOM-UFPR. Especialista em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) em 2008. Licenciada em Docência para a Educação Básica – Letras (FAEL) em 2021. Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em 2007.

Cristiane Fontinha , Universidade Federal de Santa Catarina/Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)

Pesquisadora de Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC). Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC), na área de Mídias do Conhecimento. Foi professora substituta no Departamento de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) até julho de 2020. Em 2017 realizou doutorado sanduíche pela Capes na Emerson College, Boston, USA. Bolsista Fapesc pelo PPGEGC/UFSC. Pesquisadora do grupo de pesquisa MídiaCon. Mestre em Design e Expressão Gráfica da UFSC, na linha Hipermídia Aplicada ao Design Gráfico (ingresso em 2011) e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1994), especializou-se em fotografia pela Faculdade Senac de São Paulo (2003).

Maria José Baldessar, Universidade Federal de Santa Catarina/Professora titular no Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC)

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2006), Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), coordenadora do Grupo de Pesquisa ?Geografias da Comunicação?, da Intercom e do grupo de pesquisa MidiaCon - Mídia e Convergência ? certificado pelo CNPq. É professora Associada da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É docente permanente nos programas de Pós-Graduação de Engenharia e Gestão do Conhecimento e no de Estudos da Tradução. Ministra disciplinas na graduação em Jornalismo relacionadas ao jornalismo online, economia da mídia e produção textual. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico, institucional), atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, internet, hipermídia, jornalismo online, economia da mídia, história da mídia, convergência digital, usabilidade e ensino de jornalismo. Integra o Núcleo de Televisão Digital Interativa, onde coordena os projetos de extensão, entre eles o www. www.cotidiano.ufsc.br.

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Publicado

2024-04-21

Como Citar

Barcelos, M., Ioscote , F. ., Fontinha , C. ., & Baldessar, M. J. . (2024). Inteligência artificial generativa (IA gen) e vídeos-fake: corpos, pornografia e tecnologias de má-informação. Esferas, (29). https://doi.org/10.31501/esf.v1i29.14888

Edição

Seção

Desinformação & Fake News